Finalmente o Litoral Norte de Pernambuco é alvo de atenção. E a iniciativa parte do setor privado. O recém-criado Trade Turístico do Litoral Norte, entidade que vai trabalhar na reestruturação daquela costa, dá os primeiros passos para a elaboração do plano estratégico para ativar a economia e o turismo na região.
Sob a presidência do empresário Avelar Loureiro Filho, que também é presidente do Movimento Pró-Pernambuco (MPP), o Trade Turístico do Litoral Norte realizou sua primeira reunião na semana-passada e decidiu que irá contratar uma consultoria para a elaboração do planejamento das ações. “Já definimos algumas linhas de atuação para ativar a economia daquela costa”, diz Avelar.
Segundo ele, os eixos prioritários são a engorda das praias – que foram reprimidas após a construção do molhe do Porto do Recife -, a atração de empreendimentos turísticos de porte – já existe uma negociação consistente nesta direção -, a recuperação de mangues, o cuidado com as tartarugas marinhas e preservação das unidades de conservação; e a reativação da cadeia produtiva local, com ênfase no artesanato e gastronomia.
Além disso, a entidade, que reúne os empresários que atuam na região, pretende promover grandes eventos de verão para atrair o olhar para as potencialidades daquela costa.
O Trade nasce com o apoio do MPP, entidade que se consolidou como ponte essencial no diálogo entre o setor produtivo e o governo do Estado durante mais de um ano de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O MPP vai atuar através de seu braço de Planejamento Urbano. Uma das suas bandeiras é a gestão e o desenvolvimento integrados da Região Metropolitana do Recife.