Nesta quarta-feira (13), o Itaú realiza o evento de Download do SXSW, em Recife. O SXSW é um dos maiores festivais de inovação do mundo, que ocorre anualmente em Austin, no Texas (EUA). Os downloads são eventos promovidos pelo banco em várias regiões do Brasil para democratizar os conteúdos abordados no SXSW. Recife é terceira cidade a receber o evento, que já passou por São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e será finalizado em Vitória (ES), no próximo dia 25.
O evento tem relação com a criação de uma plataforma de inovação pelo Itaú, baseada em eventos – próprios e patrocinados – com o objetivo de democratizar o acesso às principais informações discutidas em alguns dos principais fóruns do mundo. Com a iniciativa, o banco quer que o tema passe de inspiração para aplicação.
A plataforma já nasce patrocinando dois dos maiores festivais de inovação do planeta, o SXSW (South by Southwest) e a franquia do Web Summit no Rio de Janeiro. O banco, porém, anuncia que realizará também eventos proprietários, além de outras ações que serão anunciadas nos próximos meses.
Com essa iniciativa, pioneira no setor financeiro, o Itaú pretende incentivar o empreendedorismo de inovação, conectar pessoas, empresas e organizações para fortalecer esse mercado no Brasil e gerar novas oportunidades de negócios.
Plataforma da inovação
“A criação da Plataforma de Inovação Itaú é parte do nosso movimento de construção do banco do futuro. Por meio dela queremos instrumentalizar as pessoas para a prática do pensamento inovador. Vamos dividir repertório, visões ecléticas, pensamentos e ideias disruptivas que estimulem as nossas equipes, nossos clientes e os brasileiros a buscarem inovação em diferentes áreas. A inovação está no cotidiano das pessoas, pode surgir nas pequenas ações do dia a dia e só precisamos treinar nosso olhar e pensamento para, com isso, aplicar nas mais diversas áreas e desenvolver os negócios”, afirma o superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, Renato Haramura. “Os países mais inovadores estão entre os que mais crescem no mundo”, completa.
Renato explica que a ideia é fazer uma ponte entre o é que discutido nos principais eventos do mundo, o sistema de empreendedorismo brasileiro e o próprio sistema de inovação e intraempreendedorismo do Itaú. E que a ideia é que a cada dois ou três meses esses sistemas sejam alimentados com novas informações sobre as principais discussões que estão acontecendo no mundo. É aí que entram eventos proprietários como o Tech Founders, Cubo Conecta, entre outros.
Acesso ao SXSW
“Esses festivais nem sempre são acessíveis para a nossa realidade, a começar pelo idioma, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que sejam. Por isso, vamos realizar iniciativas que facilitem o acesso do público brasileiro e da América Latina. No SXSW, por exemplo, vamos traduzir as principais palestras para o português e espanhol. É uma forma de fazer a experiência possível. E para quem não vai viajar até eles, vamos realizar aqui no Brasil alguns downloads sobre tudo o que foi discutido”, conta.
Internamente, a plataforma vai estimular o intraempreendedorismo junto aos cerca de 100 mil funcionários do banco, estimulando-os a inovar para levar as melhores soluções para os clientes. Dará ferramentas também para incentivar a inovação entre clientes empreendedores, como, por exemplo, os que já participam do programa Rede Mulher Empreendedora, além de PMEs e grandes empresas.
Essas ações irão se somar às iniciativas já realizadas pelo Cubo Itaú que estimulam a inovação em diferentes áreas do conhecimento e do empreendedorismo. O Cubo é uma comunidade internacional que, desde 2015, realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia.
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