O Governo de Alagoas será o anfitrião do Dia Mundial da Criatividade, maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontecerá em Maceió, de 20 a 22 de abri. O projeto promove uma série de atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento, para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável na capital alagoana.
“O festival tem como propósito conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas. Pautada nisso, a edição de 2023 terá como tema oficial A Era dos Criadores de Impacto. Com muito orgulho, podemos dizer que a nossa comunidade é formada por centenas deles e que, juntos, promoveremos o desenvolvimento humano e profissional de milhares de pessoas por meio da revolução criativa”, afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization.
O festival conta com o apoio das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedcis). Realizar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é mais um passo que damos para o fortalecimento da Economia de Criadores, que vem crescendo de forma avançada e impactando diretamente o desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Em Maceió, o líder local responsável pelo movimento é Gustavo Boroni, empreendedor alagoano com mais 14 anos de atuação na área da Economia Criativa. Multiartista apaixonado pela simbiose entre a fotografia e o design e por potencializar talentos, Boroni é fotógrafo, professor, publicitário, designer, relações públicas, especialista em Marketing Estratégico e founder da startup Estampa POP.
“Ser aprovado pela Organização Mundial da Criatividade para trazer o festival para Maceió é um orgulho muito grande, mas só faz sentido se tivermos o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da nossa região, que ajudem a transformar esse dia em um evento inesquecível. Afinal, as sociedades mais prósperas encorajam e utilizam a criatividade de todos os seus membros. Em abril, vamos potencializar nosso ecossistema criativo, focados na construção de um futuro melhor, com muita criatividade e inovação”, declarou.
O que é o evento
O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa da World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade), organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.
O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.
No Brasil, o movimento tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4 mil atividades em 146 cidades de 22 países, com a participação de 80 mil pessoas e a distribuição de 100 mil bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.
Leia também:
Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro
Potencial de H2V do NE, faz Reino Unido se aproximar dos portos de Pecém e Suape
Justiça suspende pagamento a 1,3 mil credores das Lojas Americanas
Construção, energia e comércio seguram o crescimento do PIB de Pernambuco em 2022