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Natura troca embalagem usada por desconto no programa de logística reversa

A estimativa da empresa é de arrecadar cerca de sete toneladas por mês de embalagens usadas.
Diretora de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, fala sobre o programa de logística reversa da empresa e diz que para ter mais beleza no mundo as pessoas têm que refletir sobre as suas escolhas. Foto: Roberto Setton/Divulgação Natura.

O plástico que pode ir parar no meio ambiente – inclusive num lugar que está longe de ser depósito de lixo, como o mar- , pode se transformar em descontos. A Natura relançou o seu programa de logística reversa e vai contar com mais de 650 lojas – espalhadas em 280 cidades – , nas quais as embalagens poderão ser trocadas por brindes, produtos e cupons de desconto. 

A iniciativa estará também no espaço digital da empresa, com as consultoras tão típicas da marca, nas franquias Aqui tem Natura e nas lojas das quatro marcas da companhia, incluindo a Avon, The Body Shop e Aesop. Os clientes vão poder ganhar brindes ou descontos de até 10% a cada cinco embalagens vazias, de produtos de qualquer uma das marcas da Natura & Co., entregues nos pontos de coleta. 

 “Primeiro, queremos garantir uma forma de devolver o resíduo, colocar em prática a economia circular, fazendo produtos com reciclados, mobilizando para as pessoas perceberem o impacto que geram. Queremos um mundo com mais beleza e menos lixo. E, para isso, é importante refletirmos sobre as nossas escolhas e outras que podemos fazer”, resume a diretora de sustentabilidade da Natura, Denise Hills. 

A estimativa da empresa é arrecadar cerca de sete toneladas de embalagens por mês e evitar, nesse mesmo período, a emissão de cerca de 17 toneladas de carbono na atmosfera. O programa também gera impacto social positivo para mais de 450 famílias cooperadas que tiram parte do seu sustento dos 14 pontos de reciclagem instalados em 10 Estados, sendo três deles em São Paulo,  mais o Distrito Federal. 

Segundo Denise, a empresa quer chamar a atenção dos consumidores para um consumo mais consciente, que leva a novos comportamentos. E complementa: “Uma parte do plástico que é descartado vai parar em algum lugar e, provavelmente, no oceano. Isso contamina e gera impacto. Reduzir o uso de embalagem desnecessária é um dos caminhos”, resume Denise. No meio ambiente, o plástico leva cerca de 400 anos para se decompor e uma parte dos plásticos nas grandes cidades brasileiras é enterrada, o que é um absurdo.

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Um dos objetivos da empresa é alcançar a meta de 100% de descarte responsável até 2030. Descarte responsável é aquele em que recicla e dá a destinação correta aos resíduos. Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável e compostável. Esta meta faz parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), também conhecido como Compromisso com a Vida. A empresa também planeja alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030.

 Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética que desenvolve várias ações ligadas ao meio ambiente e foi uma das primeiras empresas a praticar o conceito de floresta em pé nos produtos da marca Ekos, com matérias-primas vindas da Amazônia. A empresa também é pioneira no lançamento do refil – que faz economizar o material a ser usada para fazer embalagens. 

A companhia tem  2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil e tem operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia. 

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