O processo de fusões e aquisições no setor educacional tem mais um capítulo com o anúncio da fusão do Colégio Santa Maria, do Recife, com o SEB (Grupo Global de Educação). A tradicional unidade de ensino pernambucana, com quase sete décadas de atividades, tem cerca de 3.300 mil alunos na educação básica, do Infantil ao Ensino Médio.
A valor da operação não foi divulgado e para ser concluída, precisa de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A fusão com o Santa Maria é a primeira operação do SEB em Pernambuco, mas já é a terceira do Nordeste. O grupo está na Bahia, com as escolas Concept e Sartre em Salvado; e em Alagoas, com a Escola SEB em Maceió.
O SEB é o braço brasileiro da TCA Empreendimentos Imobiliários, tem 60 anos de atuação e administra as escolas bilíngues Maple Bear e o PueriDomus, com atuação em 30 países.
O Santa Maria tem duas unidades, a primeira em Boa Viagem, no Recife; e uma mais recente, na Reserva do Paiva, bairro nobre do litoral Sul do Grande Recife. O colégio é uma das principais escolas da elite pernambucana.
A associação entre as duas instituições educacionais, segundo o SEB, “visa unir a excelência da tradicional instituição de ensino pernambucana às tecnologias educacionais pioneiras do Grupo SEB, que segue seu plano de expansão estratégica ampliando sua atuação em território nacional”.
“O objetivo dessa operação é integrar a educação de qualidade de um dos mais tradicionais colégios de Pernambuco à nossa expertise em inovação no ensino, por meio de novos métodos e ferramentas que podem melhorar ainda mais a experiência de aprendizagem dos alunos”, afirma Chaim Zaher, CEO do Grupo SEB, que comunicou a fusão aos pais dos alunos junto com a diretora-geral do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz.
Segundo ele, todos os processos de gestão da escola serão mantidos, das diretrizes pedagógicas à organização do corpo docente. Os processos de transição e integração serão conduzidos por um conselho consultivo, com a participação de Rosa Amélia.
“Acolhimento aos alunos, às famílias, programas pedagógicos completos e formação cultural e esportiva continuarão a fazer parte da instituição. Sob a nova gestão, serão implementadas outras atividades, em 2023, com mais tecnologia e idiomas, necessários à formação de cidadãos do mundo globalizado. Programas experimentados com sucesso em países que lideram a educação internacional serão integrados”, acrescenta Rosa Amélia.
O Colégio Santa Maria atua em todos os níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem se destacado pela ampla oferta de cursos extracurriculares, como esportes, dança, robótica e atividades culturais. Entre seus diferenciais, estão o uso de ferramentas como o Google Classroom, além do desenvolvimento de projetos como o Programa Bilíngue, o Cultura Maker e o Empreendedorismo.
Sobre o Grupo SEB
O Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro – conta com uma trajetória de quase 60 anos como especialista em Educação. Considerado um dos maiores grupos educacionais do país, focado sempre na inovação, excelência e diferenciação, tem hoje sua atuação essencialmente focada na Educação Básica, segmento em que é líder no Brasil.
Empregando mais de 6 mil colaboradores, possui 300 escolas, entre próprias e parceiras, atendendo a um total de 350 mil alunos, com as marcas: Pueri Domus, Sphere International School, Escola Concept, Escolas SEB, AZ e Maple Bear.
Para gerenciar operações robustas e agregar qualidade e agilidade nas operações, o Grupo SEB criou unidades de negócios independentes, tais como: SEB Educação – rede de escolas próprias, franquias (Luminova, Sphere International School e Maple Bear), Ensino Superior e Conexia Educação, referência em soluções educacionais inovadoras.
Leia também:
Grupo Ser Educacional passa a oferecer serviços digitais bancários com o b.Uni
Maple Bear deve investir R$ 4 milhões em novas escolas em Garanhuns (PE) e Alagoinhas (BA)