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Dia dos Pais anima varejo que espera recorde nas vendas

Nos shopping centers, os lojistas estão abastecidos e preparados, motivando as suas equipes de vendas.
Varejo de shopping está animado com as vendas para a data/Foto: divulgação Shopping Guararapes

Por Kleber Nunes

Terceira melhor data para o comércio, o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (14), está gerando grande expectativa no segmento dois anos após a pandemia de covid-19. Embora com o dinheiro curto, os filhos estão dispostos a ir às compras, segundo revelam as pesquisas. Como consequência, é grande o otimismo dos empresários do setor que têm apostado no crescimento de dois dígitos no índice de vendas em relação a 2021.

Em todo o Brasil, a expectativa é de que a compra do presente para os pais movimente mais de R$ 24 bilhões, pelo menos R$ 2 bilhões a mais do que o ano passado, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

No estado de Pernambuco o varejo espera faturar R$ 230 milhões, registrando um crescimento de 9,5% em relação a 2021. Observando a série histórica calculada desde 2008, esse será o segundo melhor resultado dos últimos quinze anos, igualando o desempenho observado em 2013.

Só no Recife, por exemplo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acredita numa alta de 10% nas vendas em relação à mesma data no ano anterior. “Estamos otimistas. Os consumidores estão circulando mais este ano e isso tem gerado mais possibilidades de venda”, ressaltou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal.

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O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), José Luiz Muniz, afirma que o setor está otimista para as vendas do Dia dos Pais, depois de dois anos de restrições pela pandemia. Segundo ele, os lojistas estão abastecidos e preparados, motivando as suas equipes de vendas.

José Luiz Muniz, presidente de Apesce/foto: Gleysom Ramos

Muniz avalia que o consumidor aumentou a sua frequência de ida aos shoppings desde o início do ano, com crescimento no fluxo registrado mês a mês, e a data comemorativa deverá superar em pelo menos 12% o mesmo período do ano passado. O cálculo corresponde à semana anterior até o domingo dos pais, quando ainda há vendas de presentes de última hora.

Essa movimentação de clientes para comprar o presente dos pais já foi sentida no Paulista North Way Shopping desde a semana passada, ficando mais forte a partir da última terça-feira (9). As sapatarias, lojas de vestuário e de perfumes são as mais procuradas, seguidas pelas lojas de eletrônicos e de computadores.

Marco Motta, superintendente do Paulista North Way Shopping/Foto: divulgação

Com o aumento do fluxo, o superintendente do mall, Marco Motta, espera um crescimento de 15% nas vendas, em relação ao ano passado, e a 2019, último ano de referência antes da pandemia. “As pessoas estão mais estimuladas a comprar, mais confiantes, permanecendo por mais tempo no shopping. Não só nas lojas, mas também nos cafés e na praça de alimentação”, apostou.

Famílias endividadas, mas dispostas a gastar

Em julho, praticamente oito em cada dez famílias brasileiras declararam estar endividadas, como mostra a Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em Pernambuco, seguindo a tendência do país, o índice chega a 78,7% de famílias com contas a pagar.

“Há a permanência de um patamar ainda elevado de famílias endividadas em consequência do que aconteceu com o mercado de trabalho durante a pandemia e também essa inflação acelerada que a gente acompanhou até o mês de junho. Em julho, já é possível perceber os primeiros reflexos de medidas econômicas como a voltada para a redução do ICMS do setor energético”, analisou o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PE), Ademilson Saraiva.

O que poderia ser um fator de desestímulo ao consumo tende, na verdade, tende a afetar a forma de pagamento sem alterar a tradição nem que seja apenas “uma lembrancinha”. O estudo da CNDL e SPC Brasil apontam que a maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, e desse total quase ⅓ vai optar pelo pagamento via PIX.

“Neste Dia dos Pais, a redução no preço pode chegar a 15% em eletroeletrônicos, como notebooks e celulares, e até 40% em perfumes e relógios, por exemplo. Então, para aqueles que puderem pagar à vista será um grande negócio. Mesmo se for necessário utilizar recursos de uma aplicação financeira para realizar a compra à vista ainda é um bom negócio, contudo, é necessário reaplicar as parcelas que seriam pagas no presente do seu pai na aplicação financeira”, afirmou o economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola.

Para quem precisar utilizar o cartão de crédito na compra do presente, Amendola chama a atenção para a importância do planejamento e indica evitar o comprometimento de mais do que 30% da renda futura com o parcelamento das compras. “Os filhos precisam entender que o melhor presente para o seu pai é sua saúde, incluindo a financeira”, disse.

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