quinta-feira, 18/04/2024

Festa literária anima setores de comércio e turismo em Salvador

Outros segmentos também esperam bons resultados, como artesanato, música, teatro e gastronomia – com restaurantes do Centro Histórico integrando a chamada Rota Gastronômica Amados Sabores Agência Brasil O turismo volta a ganhar fôlego na Bahia com a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que começa nesta hoje (17), em Salvador. O evento vai ativar os segmentos de […]

Outros segmentos também esperam bons resultados, como artesanato, música, teatro e gastronomia – com restaurantes do Centro Histórico integrando a chamada Rota Gastronômica Amados Sabores

Agência Brasil

- Publicidade -

O turismo volta a ganhar fôlego na Bahia com a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que começa nesta hoje (17), em Salvador. O evento vai ativar os segmentos de comércio, música, teatro, artesanato e gastronomia, com mais de 100 atividades previstas na programação.

Até domingo (21), quase uma centena de escritores, artistas, chefes e quituteiras convidadas pela Fundação Casa de Jorge Amado ocuparão os 123 espaços do Centro Histórico de Salvador (BA), destinados a celebrar a cultura, estimular a leitura e incrementar o turismo e o comércio na capital baiana. Este ano, o evento homenageia o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), autor de Vidas SecasSão Bernardo e outros clássicos brasileiros.

Comercio e turismo respiram aliviados com novo evento na Bahia/Foto: Sayonara Moreno/ABR

Entre os escritores que confirmaram presença nas mesas de debates, bate-papos, saraus e apresentação de novos livros estão Itamar Vieira Júnior, autor do romance Torto Arado, que se tornou um recente fenômeno de vendas, e a ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, de Explosão Feminista e vários outros títulos, além de Ronaldo Correia de Brito, que, este ano, publicou o livro de crônicas A Arte de Torrar Café.

- Publicidade -

As atrações musicais estarão a cargo de Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Jau (ex-Olodum) e a banda Sertanília, conhecida por fundir ritmos tradicionais do sertão (coco, maracatus, sambadas e terno de reis) à música erudita.

O acesso a todos os eventos presenciais será gratuito, mas quem não puder ir ao Pelô poderá acompanhar pelo canal do evento no YouTube – incluindo parte da programação infantil que, entre outras atrações, reservou espaço para a contação de histórias.

Vinte e oito bares e restaurantes do Centro Histórico vão integrar a chamada Rota Gastronômica Amados Sabores, oferecendo pratos exclusivos, inspirados no tema Amado Sertão – Comida Sertaneja da Bahia, a preços entre R$ 23 e R$ 69. A programação culinária contará ainda com oficinas gastronômicas a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Uma das oficinas, Vidas Secas: Comida de Sustança, tem relação com a obra mais famosa de Graciliano Ramos, abordando o preparo de pratos típicos como efó, farofa d´água, rabada e sarapatel. A conversa acontecerá na plataforma Microsoft Teams, nos dias 18 e 19.

Já a Rota das Artes será composta por dez ateliês de artistas visuais que atuam e vivem no Centro Histórico de Salvador. Percorrendo-a, o público interessado poderá apreciar, gratuitamente, pinturas, mosaicos e esculturas, com diferentes técnicas. Os ateliês participantes ficarão abertos ao público durante todos os dias da Flipelô, a partir das 10h.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -