quinta-feira, 18/04/2024

Facepe lança para bolsas de pesquisa com foco em cidades do interior

O Ciência nas Prefeituras do Interior tem o intuito de possibilitar aos municípios a resolução de problemas locais,

Foto/Pixabay

O fomento à produção científica ganhou mais um capítulo na manhã desta quinta-feira, dia 11, no Recife. A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), lançou o edital do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) para discentes de todo o Estado, além de ter dado o pontapé inicial em uma iniciativa inédita, focada no interior, batizada de Ciência nas Prefeituras do Interior. Nesta edição, a Facepe financiará 130 bolsas de pesquisa, em um investimento de R$ 1,2 milhão.

O Ciência nas Prefeituras do Interior tem o intuito de possibilitar aos municípios a resolução de problemas locais, tornando-os objeto de dissertações desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação e permitindo que pesquisadores (mestrandos e seus orientadores) desenvolvam estratégias junto com Poder Executivo Municipal para resolver desafios da administração pública.

- Publicidade -

O edital foi elaborado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), sendo específico para apoiar as Prefeituras.

“É a interiorização da produção científica. Mais uma ação que conta com a determinação do governador Paulo Câmara em ter um olhar do Cais ao Sertão, e que, através da Facepe, promove o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado”, disse o secretário de CT&I, Lucas Ramos.

“Ciência a serviço da melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos, contribuindo para o aprimoramento do abastecimento de água, da gestão de resíduos, da logística, da acessibilidade, da urbanização, dentre outras áreas de responsabilidade das Prefeituras”, completou o secretário.

- Publicidade -

“Esse edital permite que a prefeitura de uma determinada cidade tenha acesso ao conhecimento das universidades para atuarem juntos na resolução dos problemas vividos pela sociedade”, disse o presidente da Facepe, Fernando Jucá.

Ao todo, são 80 bolsas de mestrado (duração máxima de 24 meses) e outras 50 bolsas de doutorado (duração máxima de 48 meses).

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -