Etiene Ramos – Cena Econômica: O dia em que Zuckerberg parou

O  cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, não parou sozinho nesta segunda, 4 de outubro de 2021, muito menos perdeu sozinho – embora não foram muitos os que, como ele, perderam US$ 7 bilhões, de sua fortuna pessoal, e o posto de quarto mais rico do mundo em apenas seis horas. Perplexo, Zuckerberg caiu para o […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista
Etiene Ramos

O  cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, não parou sozinho nesta segunda, 4 de outubro de 2021, muito menos perdeu sozinho – embora não foram muitos os que, como ele, perderam US$ 7 bilhões, de sua fortuna pessoal, e o posto de quarto mais rico do mundo em apenas seis horas. Perplexo, Zuckerberg caiu para o quinto lugar entre os bilionários, e viu que sua invenção que dominou a internet, também falha e interfere muito na economia mundial. Com a paralisação do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, a companhia perdeu US$ 47,3 bilhões, a doceira perdeu o contato com os clientes e a renda do dia, mas também os grandes investidores da bolsa americana, perderam. O índice Nasdaq teve queda de mais de 2%, ontem. O tombo global foi ainda maior do que em outras paradas das maiores redes sociais do planeta porque com a pandemia, elas se tornaram praticamente imprescindíveis, acelerando as vendas online em todos os países. O 4 de outubro foi um dia em que os anúncios pelos aplicativos não foram ao ar porque o público não estava lá. Mas a concorrência foi ao encontro dos deserdados. O Telegram, o similar a que todos recorrem quando o WhatsApp falha, registrou mais de 70 milhões de novos usuários durante a pane do Facebook. Muitos não voltarão mais. A imagem das mídias de Zuckerberg podem ficar menos embaçadas pelo provável erro de configuração, do que pelas denúncias de uma ex-gerente de que o conglomerado americano sabia, e nada fez, para reduzir o impacto negativo de autoimagem sobre suas jovens usuárias. O dano financeiro pode ser recuperado, mas isso deve demorar mais do que antes.

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Claude Troisgros pela primeira vez no Sabor do Campo- Foto: Instagram

Chef Claude Troisgros no Agrinordeste 2021

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O chef francês Claude Troisgros, do programa Mestre do Sabor, estreia no Festival Sabor do Campo, dento do Agrinordeste 2021, o maior evento regional do Agronegócio que acontece desta quarta (6) até o dia 8, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.  Troisgros participa do debate sobre “A importância da produção agrícola para a gastronomia” e é apenas uma das atrações do festival que terá aulas-show de chefs renomados, a Feira de Produtos do Campo, e um concurso Novos Talentos Universitários, uma oportunidade para os estudantes de gastronomia. O Agrinordeste é aberto ao público e traz, nos três dias, uma programação com 71 palestras sobre agricultura, pecuária, tecnologias e exposição de serviços, equipamentos e implementos agrícolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.agrinordeste.org.br

Grupo JCPM agora em duas holdings  

O Grupo JCPM, fundado há 86 anos, passa a atuar por duas holdings: a JCPM Shopping Centers S.A. e a JCPM Participações e Investimentos Ltda. Com a nova estrutura, o Grupo prepara-se para os desafios, abrindo espaço para novos negócios e estruturando a divisão de shoppings. Com participação acionária em 11 empreendimentos, a JCPM Shopping Centers S.A, está entre as cinco maiores do país, com presença em Pernambuco, Sergipe, Ceará e Bahia. O empresário João Carlos Paes Mendonça será o presidente do Conselho de Administração da  holding, que terá ainda João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, e um membro independente – o executivo Marcelo José Ferreira e Silva. Já a JCPM Participações e Investimentos Ltda abrigará o Sistema de Comunicações Jornal do Commercio (SJCC), a Divisão Imobiliária, a de Novos Negócios e a área de Compromisso Social, com o Instituto JCPM e a Fundação Pedro Paes Mendonça, além da Quinta Maria Izabel, em Portugal. De uma pequena mercearia no interior de Sergipe, fundada pelo comerciante Pedro Paes Mendonça, para uma rede de supermercados, o foco mudou para os shoppings. “Vamos continuar apostando no segmento, com todas as transformações previstas para os próximos anos, a partir de novas formas de consumo, olhando para o mercado futuro e acelerando transformações de forma responsável e estruturada. Também queremos fortalecer uma estrutura que nos permita buscar outras oportunidades de negócios”, pontua o presidente do Grupo, o empresário João Carlos.

Destaque em Direito na América Latina

Bruno Cavalcanti, Camila Oliveira e Carlos Harten, sócios do Queiroz Cavalcanti Advocacia – Divulgação

O escritório pernambucano Queiroz Cavalcanti Advocacia volta a ser citado no Latin Lawyer como um dos destaques na América Latina. O guia realiza pesquisas internacionais com o mercado corporativo para identificar nomes de bancas e de profissionais que os entrevistados indicariam a partir da resolução de casos especiais. Foram destaques as áreas Cível (Litigation) e Empresarial (Corporate and M&A), além dos três sócios: Bruno Cavalcanti, Camila Oliveira e Carlos Harten. Com 23 anos de atuação e sete unidades no Norte e no Nordeste, o Queiroz Cavalcanti Advocacia atende clientes de diferentes portes e segmentos e está presente em Pernambuco (Recife), Bahia (Salvador e Conceição do Coité), Paraíba (João Pessoa), Ceará (Fortaleza), Maranhão (São Luís) e Amazonas (Manaus).

Dani Guedes, head da Adepe em São Paulo

Marca nova no governo de Pernambuco

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, está de marca nova: mudou sua sigla para Adepe, deixando para trás a antiga ‘AD Diper’, e avançando no universo digital a fim de alavancar projetos e investimentos para o Estado. Com este propósito, inaugura até novembro um escritório em São Paulo, na Vila Nova Conceição. “Estar presente em São Paulo vai trazer muita visibilidade e facilitar a atração de investimentos, além de ser um local para facilitar os negócios de empresas pernambucanas por aqui”, afirma a economista Daniela Guedes, head do escritório da Adepe em São Paulo. Na bagagem, ela traz 17 anos na Deloitte, onde foi cofundadora da área de incentivos governamentais, a Global Investment & Innovation.  A Adepe também irá avançar no mundo “figital”, que une o físico ao digital, lançando em janeiro, o e-commerce do Centro de Artesanato de Pernambuco, hoje com três lojas físicas – no Marco Zero do Recife, na vizinha Olinda e no Agreste do Estado, em Bezerros; e da loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape). A expectativa é que o e-commerce dê projeção nacional ao artesanato e à cadeia de moda do Estado.

Não tem cabimento

A Agência UM, do publicitário Luiz Augusto Filho, vem surfando na repercussão da campanha de combate às arboviroses “Não dê cabimento para o mosquito”, desenvolvida para a Prefeitura do Recife. Só nas redes sociais (somados Youtube, Facebook e Instragam), o vídeo já alcançou mais de 700 mil visualizações. E ainda figura entre as peças com as melhores performances na capital pernambucana, com excelente receptividade por parte do público: 90% dos comentários dos usuários nas três plataformas são positivos. Outro motivo para comemorar é a conquista da conta do BRB, o Banco de Brasília. Com sede no Recife, e operações em Brasília, Alagoas e Rio de Janeiro, a agência vai reforçar sua estratégia de atuação nacional com a nova conta. O  BRB  possui 139 agências, sendo 128 distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e no entorno, e outras 11 distribuídas em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

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