Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Recife integra pela 1ª vez ranking global de ecossistemas de startups

Sede do Porto Digital, o Recife vai integrar o Global Startup Ecosystem Report 2025, da Startup Genome. O anúncio foi feito durante o Viva Technology, em Paris
Recife Parque de Esculturas Francisco Brennand
Recife será uma das primeiras cidades do Brasil a receber um diagnóstico detalhado de suas startups com metodologia internacional usada em mais de 65 países – Foto: Edson Holanda/ PCR
Por Portal Folha de Pernambuco

Reconhecida por sua vocação tecnológica, Recife acaba de conquistar visibilidade inédita no cenário global ao integrar, pela primeira vez, o Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2025 — relatório anual da Startup Genome, referência mundial na análise de ecossistemas de startups. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12), durante o Viva Technology, um dos maiores eventos de inovação do mundo, realizado em Paris.

A entrada da capital pernambucana na publicação marca também o início de uma nova etapa: Recife será uma das primeiras cidades brasileiras a receber um diagnóstico aprofundado, com base em uma metodologia internacional já aplicada em mais de 65 países. A iniciativa é fruto de uma colaboração estratégica entre o Sebrae e a Startup Genome, que visa fortalecer o ecossistema de inovação nacional.

O relatório divulgado nesta quinta-feira (12) é utilizado por investidores, formuladores de políticas públicas, grandes empresas e hubs de inovação para identificar os melhores lugares do planeta para empreender e investir.

“A presença de Recife neste relatório representa um reconhecimento global de que Pernambuco tem vocação, capacidade e maturidade para estar entre os grandes centros de inovação do mundo”, ressalta Evelyne Labanca, gerente de Negócios Inovadores do Sebrae/PE.

A inclusão de Recife no GSER 2025 também marca o início de uma nova fase para o Brasil no cenário global da inovação. Isso porque o Sebrae Startups firmou um acordo com o Startup Genome para aplicar no país uma metodologia de análise comparativa já adotada em mais de 65 países. Como parte da fase inicial, três ecossistemas brasileiros foram selecionados para avaliação: Recife, Florianópolis e São Paulo.

- Publicidade -

“Os primeiros resultados dessa parceria já constam no GSER 2025 e, agora, vamos utilizar a metodologia para coletar dados e produzir ainda mais conhecimento sobre esses territórios. Com esses dados em mãos, poderemos desenvolver estratégias ainda mais assertivas para fomentar o desenvolvimento desses ecossistemas”, reforça Evelyne Labanca.

A metodologia do Startup Genome será incorporada à estrutura já existente no Sebrae Startups para análise de ecossistemas e poderá, futuramente, ser aplicada em todo o país.

Porto Digital tecnologia Academia SAP
Além de abrigar ecossistema de startups dentro do Porto Digital, o Recife tem a maior proporção de estudantes em cursos superiores de TI no Brasil. Foto: Porto Digital/Divulgação

Porto Digital mostra a força das startups do Recife

O reconhecimento internacional tem como principal alicerce o Porto Digital, parque tecnológico fundado em 2000, no Bairro do Recife. O ecossistema, que começou com apenas duas empresas, abriga atualmente 475 organizações, entre startups e grandes corporações como Deloitte e Banco do Brasil, e emprega mais de 20 mil pessoas diretamente.

Além da infraestrutura, os diferenciais incluem a governança público-privada, a formação de talentos — Recife tem a maior proporção de estudantes em universidades e cursos de TI do Brasil — e a integração com a cultura local.

Eventos como o REC’n’Play, capitaneado pelo Porto Digital, Sebrae e Ampla Comunicação, e a revitalização de mais de 150 mil m² de imóveis históricos estão transformando o bairro em um território cada vez mais criativo e tecnológico.

A energia do ecossistema recifense também já está ultrapassando fronteiras. Em 2024, foi inaugurado o Porto Digital Europa, em Portugal, para facilitar a internacionalização de startups brasileiras.

No interior do estado, a cidade de Petrolina desponta como polo de Agtech, reunindo startups especializadas em soluções inovadoras para o agronegócio local, fortemente relacionado à fruticultura irrigada.

Leia mais:

Gigantes da tecnologia e Porto Digital lançam Academia SAP gratuita

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -