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Projeto da MD transforma Cais José Estelita com dois parques e sistema viário

O Projeto Novo Cais da Moura Dubeux promete investir R$ 140 milhões para dotar o Cais José Estelita com nova área de lazer e melhorias na mobilidade entre Zona Sul e o Centro
Projeto Novo Cais José Estelita
Projeto que requalifica o Cais José Estelita tem investimento previsto de R$ 140 milhões. Foto: Moura Dubeux/Divulgação

O projeto do novo Cais José Estelita, que inclui um novo sistema viário e dois parques, foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (7), em evento da construtora Moura Dubeux e com a presença do vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB). 

A apresentação aconteceu no Espaço MD, que fica localizado no Shopping RioMar, bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

O Projeto Novo Cais é fruto de uma parceria entre o Consórcio Novo Recife, a Prefeitura do Recife, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), e contempla a implantação de um novo sistema viário que conectará com mais fluidez o Centro à Zona Sul, a criação de um parque na orla com mais de 33 mil m², além da construção do Parque da Memória Ferroviária com 55 mil m² e da restauração de galpões e casarios históricos.

Com investimento total superior a R$ 140 milhões, as obras já em curso do Projeto Novo Cais incluem a construção do parque da orla, novo sistema viário, restauração dos bens valorados do Parque da Memória Ferroviária, ciclovias bidirecionais, calçadas amplas e acessíveis, nova iluminação pública em LED, redes subterrâneas de energia, internet, água, esgoto e gás natural, além de um novo sistema de drenagem que soluciona gargalos históricos de alagamento na região de São José e o restauro, já realizado, da Igreja Matriz de São José.

Novo sistema viário do Cais José Estelita

Projeto Novo cais fará mudanças no sistema viário do Recife
Projeto Novo Cais irá facilitar integração entre Zona Sul e Centro do Recife. Foto: Moura Dubeux / Divulgação

Uma das novidades apresentadas foi a previsão de entrega do novo sistema viário da região, projeto com investimento de R$ 50 milhões, que está prevista para junho de 2025, enquanto a conclusão total do parque deve ocorrer até o final de 2026.

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O projeto substitui o antigo traçado da Avenida Engenheiro José Estelita e introduz um binário com três faixas de rolamento em cada sentido, além de calçadas amplas, ciclovias bidirecionais e infraestrutura subterrânea completa para redes de energia, internet, gás e saneamento.

A nova configuração dele propõe duas avenidas paralelas: uma junto à margem da Bacia do Pina (sentido Zona Sul–Centro) e outra posicionada atrás dos empreendimentos do Projeto Novo Cais (sentido Centro–Zona Sul).

A presença de retornos entre quadras facilita a redistribuição do fluxo e reduz deslocamentos desnecessários, com impacto direto na fluidez viária. Com cerca de 90% da obra concluída, os trabalhos seguem em ritmo acelerado.

Diego Vilar apresenta Projeto Novo Cais
Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, mostrou as futuras instalações do Novo Cais José Estelita. Foto: Moura Dubeux / Cortesia

“Estamos recuperando uma área estratégica da cidade, garantindo fluidez no trânsito, priorizando a mobilidade ativa e devolvendo esse espaço histórico à população. Tudo isso com planejamento, parceria e compromisso com o futuro”, afirma o CEO da Moura Dubeux, Diego Villar.

Para o vice-prefeito, “o momento é de muita alegria”. Ele acredita que “serão grandes intervenções para a cidade, que terá ainda mais espaços de lazer.”

Mobilidade urbana e acessibilidade

A malha viária traz ainda avanços em acessibilidade urbana. Calçadas niveladas e amplas, ciclovias seguras, sinalização moderna e iluminação pública em LED foram projetadas com foco na caminhabilidade e na integração entre os modais.

Os empreendimentos do Projeto Novo Cais, a exemplo do Mirante do Cais e Parque do Cais, não têm muros e suas fachadas são conectadas ao ambiente externo, reforçando o conceito de cidade viva. Segundo estudos técnicos de mobilidade, a nova configuração promove uma redução significativa no tempo de deslocamento entre o Centro e a Zona Sul.

“Esse projeto representa um modelo de cidade mais inclusiva e conectada, onde a mobilidade não é pensada apenas para carros, mas também para pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Nossa contribuição vai além da construção física — é um investimento em qualidade urbana e cidadania”, declarou o diretor regional de Incorporação da Moura Dubeux.

Parque na orla

Com obras previstas para iniciar ainda no primeiro semestre de 2025, o parque da orla será um dos maiores e mais inovadores espaços públicos de lazer do Recife, com mais de 33 mil metros quadrados de área.

Parque da Orla do Projeto Novo Cais
O Parque do Cais, que será na orla e deve ter mais de 33 mil m² – Foto: Moura Dubeux/Divulgação

Localizado na região do Cais José Estelita, o Projeto Novo Cais propõe a construção de 1,7 quilômetros de ciclovias, calçadas duplas e generosas, infraestrutura acessível para pedestres e bicicletas, espaços de convivência para todas as idades, áreas contemplativas, arborização, conforto térmico e bastante integração com o entorno urbano.

Uma das grandes inovações será a transformação da antiga alça do viaduto próximo ao Cabanga, antes um canteiro rodoviário isolado, em uma área verde com lago, vegetação nativa e paisagismo, incorporada de forma orgânica ao parque.

Ao longo de toda a área, haverá espaços pensados especialmente para as crianças, com parques da infância segmentados por faixa etária, oferecendo estruturas seguras e divertidas para o lazer infantil. Os pets também terão vez, com a criação de um parcão destinado à circulação e brincadeiras com cães.

Recuperação de casas históricas

Outro destaque do Projeto Novo Cais é a recuperação e requalificação de três casas históricas localizadas na área do parque.

Esses imóveis serão restaurados e convertidos para uso público, que podem abrigar cafés, livrarias, centros de visitantes e serviços comerciais, ativando a região com usos culturais e afetivos.

O projeto também contempla a implantação de uma praça cívica no prolongamento com a Avenida Dantas Barreto, criando um eixo simbólico entre o Palácio do Campo das Princesas e o mar.

A praça funcionará como uma espécie de marco zero do sul do Recife, com travessia nivelada para pedestres, permitindo que quem caminhar pelas calçadas da Dantas Barreto siga diretamente até a orla.

Praça cívica do Projeto Novo Cais
Novo “Marco Zero” do Recife irá interligar orla do cais até a Avenida Dantas Barreto – Foto: Moura Dubeux/Divulgação

Parque da Memória Ferroviária

Além do sistema viário e do parque da orla, o projeto urbanístico do Projeto Novo Cais contempla a criação do Parque da Memória Ferroviária, com 55 mil m² de área, dedicado ao resgate e à preservação da história do Recife: o passado ferroviário da cidade.

O parque será implantado na região compreendida entre o Forte das Cinco Pontas e o antigo eixo ferroviário voltado ao transporte de açúcar, trecho que abrigou a segunda linha de trem do Brasil, inaugurada após a Rio de Janeiro–Petrópolis.

A ligação central entre os dois parques será feita por uma grande explanada que conectará os pedestres da Avenida Dantas Barreto à orla da Bacia do Pina, reforçando a ideia de continuidade urbana, fluidez de circulação e ocupação integrada da cidade.

O parque será também um núcleo de preservação e ativação cultural, com a restauração de todos os bens valorados pelo Iphan, entre eles a antiga estação ferroviária, a caixa d’água e cerca de 30 galpões casarios com área de aproximadamente 8 mil m².

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