Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Conab compra 263,3 mil toneladas de arroz importado em leilão

Medida tem como objetivo evitar desabastecimento e alta de preço do arroz. A AGU assegurou na Justiça a realização do leilão do produto
arroz compra leilão importação
A previsão do governo era de comprar até 300 mil toneladas de arroz para manter os preços estáveis após as enchentes no Rio Grande do Sul. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprou 263,3 mil toneladas de arroz importado em leilão realizado na manhã desta quinta-feira (6). A previsão do governo era comprar até 300 mil toneladas do alimento.

A estratégia do leilão foi adotada para reduzir o preço do arroz, que chegou a aumentar 40% por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é responsável por 70% da produção nacional do grão.

O governo pretende vender o arroz em embalagem específica a R$ 4 o quilo, de forma que o preço final não ultrapasse R$ 20 pelo pacote de 5 quilos.

O produto será destinado a pequenos varejistas, mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais em regiões metropolitanas, com base em indicadores de insegurança alimentar.

O leilão chegou a ser barrado pela Justiça Federal em Porto Alegre. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Fernando Quadros da Silva, entretanto, acatou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e liberou a realização do pregão.

- Publicidade -

Qualidade do arroz

leilão promovido pelo Governo Federal para a compra de arroz importado aconteceu por meio de pregão eletrônico na modalidade viva-voz, com a exigência de ser um arroz importado de qualidade, safra 2023/2024, com aspecto, cor, odor e sabor característicos de arroz beneficiado polido, longo, fino e do tipo 1.

O arroz será entregue a regiões metropolitanas definidas pela Conab, levando em conta indicadores de insegurança alimentar, até o dia 8 de setembro. O leilão do arroz visa diminuir os negativos impactos sociais e econômicos da tragédia climática que há um mês acometeu o Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional do cereal.

A Conab está autorizada a comprar um milhão de toneladas por meio de leilões, de acordo com a necessidade da população brasileira.

Leia mais: Arroz ganha força em AL e vira opção para entressafra da cana

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -