Stellantis assume liderança no mercado sul-americano de automóveis

Polo Automotivo Stellantis de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, teve papel importante para o bom desempenho da empresa no último ano Por Samuel Santos No seu primeiro ano de operações, a Stellantis, gigante automotiva que resulta da fusão das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, se tornou líder do segmento na América do […]

Polo Automotivo Stellantis de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, teve papel importante para o bom desempenho da empresa no último ano

Por Samuel Santos

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No seu primeiro ano de operações, a Stellantis, gigante automotiva que resulta da fusão das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, se tornou líder do segmento na América do Sul. Foram 811,6 mil veículos vendidos no continente em 2021. Deste total, mais de 493 mil são da Fiat, a galinha dos ovos de ouro da multinacional, que respondeu por 13,9% das vendas totais no período.

Apesar da pandemia da covid-19, da crise econômica brasileira e da alta do dólar, a empresa conseguiu resultados animadores. No Brasil, no cumulado do ano, foram 635,5 mil veículos comercializados, o que corresponde a 32% de participação no mercado em 2021.

Pelos números apresentados em coletiva de imprensa, as vendas de dezembro foram as mais fortes. A Stellantis emplacou 55,3 mil unidades no mês. Seguindo a tendência do ano, a marca Fiat, foi a mais vendida no último mês, com 35,5 mil unidades emplacadas. Já a Jeep ficou na sétima posição, com 13,2 mil unidades comercializadas. Peugeot e Citroën registraram 3,5 mil e 3,1 mil unidades vendidas, respectivamente.

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Estrela do portfólio da Stellantis, a Fiat praticamente engoliu o mercado no ano passado, com 431 mil veículos vendidos. A marca está 125 mil unidades à frente do segundo colocado. Em sexto lugar no ranking nacional de vendas no acumulado do ano, a marca Jeep somou mais de 148,7 mil unidades vendidas.

Polo Automotivo Stellantis de Goiana: linha de produção da marca Jeep/Foto: divulgação

Mesmo com resultado tímido comparado às suas irmãs, a Peugeot mais do que dobrou suas vendas em relação ao ano anterior, com 29,4 mil unidades. Citroën fechou o ano com 23,3 mil unidades vendidas e a Ram teve seu recorde de vendas no mercado brasileiro, com 2.759 unidades emplacadas, crescimento de 87% com relação ao anterior.

“Tivemos números expressivos no ano que passou, muitos lançamentos, mas queremos crescer ainda mais. Nosso foco agora é trabalhar nas marcas que estão estagnadas, mas que tem muito a oferecer”, destacou presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul/Foto: divulgação

Ainda de acordo com Filosa, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, teve papel importante para o bom desempenho da empresa no último ano. “Somos apaixonados pelo projeto de Goiana. Essa planta foi fundamental para que ganhássemos relevância no mercado. Nos ajudou a lançar a Jeep. Passamos de nenhum carro produzido em 2014 para 280 mil em cinco anos. Isso se deve principalmente aos profissionais que temos lá, em geral jovens, sempre proativos”, relata o presidente. O braço da montadora no Nordeste também tem investido em inovação para aprimorar os processos. O Polo de Goiana é a primeira planta a utilizar tecnologia 5G em rede na América do Sul.

O veículo mais vendido no Brasil no ano foi a picape Fiat Strada, com 109,1 mil unidades emplacadas. Fiat Argo, Jeep Renegade, Jeep Compass, e Fiat Toro também ocuparam boas posições no ranking geral. Já o Fiat Mobi ficou em nono lugar, com 65,8 mil unidades vendidas.

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Outro mercado importante para a Stellantis é o argentino. A empresa fechou 2021 liderando o mercado no país vizinho com 29,1% de market share. Foram103,3 mil veículos comercializados durante o ano. O carro mais vendido no país foi o Fiat Cronos, com mais de 37,5 mil unidades emplacadas.

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