Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Curso de Indústria 4.0 tem foco na digitalização do setor têxtil

Inscrições estão abertas até o dia 26 de junho e são voltadas para os setores têxtil e de confecções. Iniciativa é da Sudene em parceria com a Universidade de Pernambuco
Sudene capacitação indústria têxtil Nordeste Pernambuco Paraíba
Programa busca ampliar a competitividade industrial têxtil nos estados nordestinos por meio da transformação digital. Foto: Shellexx/Depositphotos.com

A segunda turma do curso de capacitação em Indústria 4.0 voltada para o setor têxtil e de confecções de Pernambuco terá início no dia 30 de junho. A ação integra o Programa de Revitalização da Indústria Nordestina, financiado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e tem como objetivo aprimorar competências técnicas por meio de uma abordagem prática e voltada à resolução de problemas empresariais.

As inscrições estão disponíveis pelo formulário eletrônico (https://forms.gle/kHojnD2238mxxdgR9). Ao final da capacitação, os participantes receberão certificação de extensão reconhecida pela Universidade de Pernambuco.

O programa busca ampliar a competitividade industrial nos estados nordestinos por meio da transformação digital, incorporando tecnologias avançadas ao ambiente produtivo. Em Pernambuco, a iniciativa conta com a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Conteúdo prático e certificação reconhecida

Com duração de três meses, o curso será realizado de forma remota, no horário das 18h às 22h, e contará com dois encontros presenciais opcionais. As vagas são destinadas a gestores e colaboradores de empresas sediadas em Pernambuco, com foco na aplicação direta de soluções digitais para aumentar a eficiência industrial.

Além de Pernambuco, o curso também está sendo oferecido na Paraíba e no Rio Grande do Norte, como parte do esforço regional de modernização e digitalização da indústria. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

- Publicidade -

A carga horária total do curso é de 100 horas. O conteúdo abrange temas como Inteligência Artificial, introdução à tecnologia, softwares essenciais e Internet das Coisas (IoT), todos estruturados com foco em inovação, automação e uso estratégico de dados. Cada disciplina possui datas específicas e cargas horárias distintas.

Informações de mercado têxtil

De acordo com dados da Agência Condepe/Fidem e da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Pernambuco concentra cerca de 12% dos estabelecimentos da indústria de confecções do Nordeste.

O setor emprega mais de 80 mil trabalhadores no estado, com polos relevantes em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. No contexto regional, o Nordeste responde por aproximadamente 30% da produção nacional do segmento, sendo uma das áreas estratégicas para a aplicação de tecnologias da Indústria 4.0.

Leia mais: Embarque Digital abre 250 vagas em cursos gratuitos de tecnologia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -