O futuro vai chegando aos pouquinhos. O que é experiência hoje vai ser o novo modos operandi do amanhã. A primeira bateria com grande capacidade de armazenamento de energia no Estado será instalada no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) numa parceria entre a instituição de saúde e a distribuidora Neoenergia Pernambuco. Já tem uma bateria deste tipo funcionando no Arquipélago de Fernando de Noronha, mas é mais antiga.
A instalação da bateria vai permitir uma redução de até 80% do valor da energia consumida pelo hospital no horário de ponta, entre às 17h30m e as 20h30m. É justamente neste horário que o preço da energia é maior. O equipamento terá uma capacidade de armazenar até 1.200 kWh de energia.
A intenção é carregar a bateria fora do horário de ponta, quando o valor do quilowatt-hora é mais barato para os clientes de alta tensão e a carga (a energia armazenada) ser totalmente utilizada no horário de ponta. A maioria dos grandes consumidores de energia usam geradores a diesel para não pagar o preço alto do horário de ponta, trazendo duas consequências: mais poluição e dependência dos combustíveis fósseis, que contribuem para o aquecimento global.
O HCP já tem uma usina de geração de energia fotovoltaica, o que torna a iniciativa ainda mais sustentável. A instalação da bateria faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Como é de grande porta, a bateria será instalada num contêiner ao lado da subestação do hospital.
O anúncio da instalação do equipamento ocorreu nesta sexta-feira (14). “O HCP é um patrimônio de todos os pernambucanos. Uma entidade que realiza cerca de 50% dos tratamentos de câncer no Estado, com competência e responsabilidade. Não poderíamos deixar de contribuir com este trabalho. Instalamos a usina solar em 2022 e agora vamos, até o final deste ano, instalar a bateria. Será mais uma ação que impactará consideravelmente no valor da conta de energia e, como consequência, na saúde financeira da instituição”, afirmou o diretor de relações Institucionais e governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
Na ocasião em que foi firmada a parceria, o superintendente do HCP, Dr. Sidney Neves disse que o “HCP só tem a agradecer a parceria com a Neonergia que sempre traz grandes soluções para nos ajudar e com isso, promover a sustentabilidade no Estado. A bateria vai possibilitar economia de energia nos horários de pico, nos quais há uma demanda maior na geração de energia. Somos extremamente gratos pela preocupação que a Neoenergia tem em contribuir para o funcionamento sustentável da nossa instituição”.
Bateria de íon-lítio
É a primeira bateria de íon-lítio a ser instalada em Pernambuco pela Neoenergia, que já possui experiência neste tipo de iniciativa. Recentemente, a Neoenergia Coelba – que pertence ao mesmo grupo – instalou um equipamento deste tipo no sistema de microrrede em Xique-Xique, na comunidade isolada de Remanso, na Bahia. O sistema beneficiou cerca de 100 famílias de agricultores.
Além de Pernambuco, ações de eficiência energética junto a unidades de saúde também são realizadas por outras distribuidoras da Neoenergia, como Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MT) e Neoenergia Brasília (DF).
*Com informações da Neoenergia Pernambuco
Leia também
Neoenergia PE inaugura a subestação mais moderna de Pernambuco
Neoenergia PE faz investimento de R$ 580 mi na região de Caruaru