Governo de Pernambuco pagará metade de salário-mínimo em novos postos de trabalho

Da Redação A partir de 1º de outubro, empresas pernambucanas podem criar até 30 novos postos de trabalho com a metade de um salário-mínimo subsidiada pelo Plano de Retomada da economia, do governo estadual. O Emprego PE, lançado ontem (22) pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prevê o pagamento por seis meses do benefício para […]

Da Redação

A partir de 1º de outubro, empresas pernambucanas podem criar até 30 novos postos de trabalho com a metade de um salário-mínimo subsidiada pelo Plano de Retomada da economia, do governo estadual. O Emprego PE, lançado ontem (22) pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prevê o pagamento por seis meses do benefício para aumentar as ofertas de trabalho no período.

- Publicidade -

A expectativa é que sejam criadas 20 mil vagas pelas empresas até o fim deste ano e 130 mil postos de trabalho até o fim de 2022. “Vamos investir R$ 66 milhões para garantir, por seis meses, que todo emprego novo criado em Pernambuco, enquadrado dentro do programa, receberá o apoio do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

Para participar do Emprego PE as empresas devem estar ativas e sediadas em Pernambuco; inscritas regularmente no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged); e ter iniciado suas atividades há pelo menos um ano, antes da data de publicação desta lei. É necessário também que essas empresas não tenham reduzido o quantitativo de vínculos empregatícios, nem tenham realizado suspensão de contratos de trabalho, tampouco a redução de jornada e salário também após a publicação do documento.

A adesão ao Emprego PE se dará exclusivamente por meio do portal www.empregope.pe.gov.br. Na plataforma, será realizado o cadastro e o envio da documentação da empresa e, a partir da disponibilização das vagas, o cadastro e o envio da documentação do(s) funcionário(s). O pagamento do subsídio será feito até o dia 15 de cada mês, na conta corrente ou poupança da Pessoa Jurídica da empresa. O programa será operacionalizado entre os meses de outubro de 2021 e julho de 2022.

- Publicidade -

O Emprego PE será gerido por um comitê composto pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Secretaria da Fazenda e Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. Esse comitê define o funcionamento dos sistemas de concessão, controle e comunicação do programa. Terão prioridade na concessão do benefício empregadores enquadrados como pequena e microempresas, optantes do Simples Nacional, e estabelecimentos que contratem profissionais de ensino médio, cuja formação tenha sido concluída em escolas da Rede Pública Estadual de Pernambuco ou do Sistema S.

“As vagas já podem ser criadas e o cadastro a partir do dia primeiro de outubro, iniciando pelos empregados daquelas empresas que estão no nível de prioridade um, que vai durar dez dias. A partir daí, teremos níveis de prioridade de confirmação de cadastro ao longo de outubro, e em todo mês de novembro todas as empresas, independente do nível de prioridade, vão poder participar”, esclareceu o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima. Ainda segundo ele, é de extrema importância que as empresas estejam com o cadastro atualizado na base de dados da Receita Federal, pois haverá cruzamento de informações com a plataforma do programa.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -