Comércio varejista teve aumento de 0,6% nas vendas em novembro

De janeiro a novembro, o varejo nacional acumula alta de 1,9% Agência Brasil O comércio varejista no Brasil registrou um aumento de 0,6% nas vendas em novembro passado, o triplo do índice de 0,2% de outubro. Porém, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em novembro de 2021. Até novembro o varejo acumulou alta […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

De janeiro a novembro, o varejo nacional acumula alta de 1,9%

Agência Brasil

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O comércio varejista no Brasil registrou um aumento de 0,6% nas vendas em novembro passado, o triplo do índice de 0,2% de outubro. Porém, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em novembro de 2021. Até novembro o varejo acumulou alta de 1,9% e nos últimos 12 meses, também até novembro, cresceu 1,9%. Os resultados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, o avanço de 0,9% no volume de vendas da atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo colaborou para o resultado do varejo em novembro. “É a principal contribuição para o peso total, essa variação no campo positivo”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Houve ainda um crescimento de vendas nos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%). Já o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos caiu 2,3%, como também em tecidos, vestuário e calçados (1,9%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%). O segmento Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve queda de 0,1%, o que, segundo o IBGE, apontou estabilidade.

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Black Friday mais fraca

Cristiano Santos lembrou que as vendas da Black Friday em 2021 foram muito menos intensas do que aa do ano anterior. Em 2020, segundo ele, o período de promoções foi melhor, especialmente para as maiores cadeias do varejo. “Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”.

Também em novembro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, cresceu 0,5%. A pesquisa mostra que o resultado foi influenciado pelas taxas positivas de veículos, motos, partes e peças (0,7%) e material de construção (0,8%), após terem registrado índices negativos do mês anterior, de 0,4% e 0,8%, respectivamente.

Interanual

Na comparação interanual, entre novembro de 2021 e novembro de 2020, o varejo caiu 4,2% em relação a novembro de 2020. Das oito atividades pesquisadas, sete apresentaram taxas negativas. O destaque ficou com móveis e eletrodomésticos (21,5%), combustíveis e lubrificantes (7,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e tecidos, vestuário e calçados (4,4%).

Também recuaram, na comparação com novembro de 2020, os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%), e livros, jornais, revistas e papelaria (14,4%).

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos foram a única atividade que cresceu em novembro (2,5%), na comparação com o mesmo mês de 2020. Já no comércio varejista ampliado, o setor de veículos, motos, partes e peças subiu 1,7%, se comparado a novembro de 2020. Já material de construção teve queda de -4,1% no período.

Resultados nos Estados

Na passagem de outubro para novembro de 2021, 14 das 27 unidades da federação apresentaram resultados negativos no comércio varejista, com destaque para Paraíba (3,1%), Piauí (3%) e Bahia (2,8%). No campo positivo, foram 13 unidades da federação, sendo as principais Roraima (3,7%), Rio de Janeiro (2,8%) e Distrito Federal (2,7%).

Também no comércio varejista ampliado, 14 unidades recuaram nas vendas. As mais intensas foram na Paraíba (6,8%), Tocantins (6,1%) e Alagoas (5,1%). Em sentido oposto, 12 unidades da federação, ficaram no campo positivo, com destaque para Rio de Janeiro (2,1%), Amazonas (1,9%) e Rondônia (1,7%). O Amapá ficou estável.

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