Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Maceió recebe evento do G20 e debate futuro da economia digital

Maceió, Cuiabá, Rio de Janeiro e Brasília sediam encontros que moldarão as propostas que serão submetidas a ministros dos países do G20
Evento G20 em Maceió
Evento trouxe à capital de Alagoas várias autoridades do Brasil e do mundo sobre transformação digital. Foto: Ascom G20

Maceió recebe, entre esta segunda-feira (09) e sexta-feira (13), 40 representantes de delegações estrangeiras que compõem o G20 para debater o uso da tecnologia e da inteligência artificial nos negócios. O encontro faz parte da programação do B20 (Business 20, da sigla em inglês), o braço empresarial do G20 no Brasil, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e será uma prévia das discussões da plenária em outubro, em São Paulo.

Nesta segunda-feira, representantes do B20 Brasil se reuniram no workshop “Transformação digital como catalisadora de avanços sociais” e discutiram como a tecnologia pode ser utilizada para diminuir a desigualdade social e melhorar as políticas públicas.

Durante o encontro, representantes da administração pública, empresas e membros da sociedade civil debateram questões emergentes do G20 relativas aos desafios de conectividade e à necessidade de inclusão digital, a harmonização dos padrões de cibersegurança e proteção de dados, e o uso responsável da inteligência artificial.

O encontro precede a reunião ministerial do grupo de trabalho Economia Digital, do G20, que também ocorrerá na capital alagoana, no dia 13 de setembro, ocasião em que os integrantes do grupo irão apresentar recomendações a serem levadas à cúpula, em novembro no Rio de Janeiro.

Segundo o chair da força-tarefa sobre Transformação Digital do B20 Brasil e CEO da Tupy, Fernando De Rizzo, a Transformação Digital é uma alavanca para o progresso inclusivo, sustentável e ético, aumentando o bem-estar das populações.

- Publicidade -

“Nosso documento propõe alcançar conectividade significativa para todos os indivíduos e empresas, ao mesmo tempo em que promovemos a confiança digital e a segurança cibernética, estabelecendo os alicerces para uma abordagem responsável e pró-inovação para novas tecnologias, como a IA”, afirma Rizzo.

Durante o workshop, os participantes discutiram ainda sobre estratégias inovadoras para a inclusão digital e a adoção responsável da IA. O foco será explorar caminhos para uma transformação digital segura e sustentável das empresas, em especial Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

O objetivo é garantir um crescimento produtivo e sustentável para indivíduos, empresas e governos na era digital. Os painelistas também vão dialogar sobre o papel dos governos no apoio às empresas nesse processo de transformação digital, discutindo iniciativas de requalificação e aprimoramento de competências necessárias para adaptação a esse novo cenário digital.

G20 tem semana intensa de debates no Brasil

Além de Maceió, Cuiabá, Rio de Janeiro e Brasília recebem encontros temáticos para debater propostas que serão apresentadas aos líderes mundiais em novembro, no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro, sedia discussões cruciais sobre como tornar mais acessíveis os financiamentos para políticas de combate às mudanças climáticas, com especial atenção às necessidades dos países em desenvolvimento.

A cidade receberá também reuniões técnicas da Iniciativa de Bioeconomia com o objetivo de alcançar consensos sobre os princípios fundamentais deste conceito, enfatizando o papel das comunidades locais no desenvolvimento sustentável e da Força Tarefa Mobilização Global de Mudança do Clima, discutindo questões urgentes sobre aquecimento global e impactos nas populações do mundo, sobretudo as mais vulneráveis.

Brasília é palco de uma reunião virtual que ganha ainda mais relevância no mundo pós-pandemia: a interseção entre saúde global e finanças. Já Cuiabá, no estado do Mato Grosso, recebe debates do GT de Agricultura, os debates sobre comércio internacional; segurança alimentar e nutricional; o papel dos povos e comunidades tradicionais para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis e integração da pesca e da agricultura nas cadeias globais e locais.

Leia mais: Setor sucroenergético de Alagoas firma acordo contra incêndios em canaviais

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -