quinta-feira, 18/04/2024

Cooperativismo nacional realiza o 14° Concred, até sexta (12), em Pernambuco

O'14° Concred deverá reunir 4 mil participantes no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista
FOTO: Divulgação

A 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito – Concred, começa nesta quarta-feira (10), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e vai até sexta-feira (12).

Realizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras em parceria com o Sicoob Central Nordeste e com apoio do Sistema OCB-PE, o 14º Concred promete ser o maior já realizado pelo cooperativismo financeiro na América Latina. A expectativa é reunir, nos três dias de evento, mais de 4 mil líderes cooperativistas, dirigentes, conselheiros, gestores, jovens e estudiosos do setor. Nesta edição, o congresso será realizado no formato híbrido – presencial e com transmissão em uma plataforma digital.

- Publicidade -

O Banco Central do Brasil será representado pelo diretor de Fiscalização, Paulo Sérgio Neves de Souza, e por uma mensagem do seu presidente, Roberto Campos Neto. O diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, participará da solenidade de abertura de forma online, além da presença de autoridades do sistema financeiro e de lideranças do setor cooperativista.

Programação e eventos simultâneos

Com o tema central “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”, o evento terá atividades divididas em quatro grandes eixos temáticos: Futuros Plurais, Essência Humana, Cenários Globais e Ambidestria.

Serão 62 palestrantes tratando sobre temas atuais e tendências como inovação, governança, inclusão, diversidade, tecnologia, liderança, sustentabilidade e ESG. Talk shows também estão farão na programação, além de espaços para o Ecossistema do SNCC – Sistema Nacional de Crédito Cooperativo; o Estúdio ConectCoop, com entrevistas por podcast e vídeo; Arena 5.0 com quatro auditórios simultâneos e o lançamento do Prêmio ProsperaCoop, focado em ações ESG.

- Publicidade -

Os participantes ainda poderão conhecer de perto a história dos 120 anos do cooperativismo de crédito no Brasil em uma exposição para marcar a data, e prestigiar lançamentos de livros de autores do movimento cooperativista.

Espaço para jovens no 14° Concred

Para o público de 16 a 35 anos, haverá uma programação especial, com visitas guiadas, além de talk shows, apresentando o cooperativismo e destacando comportamentos, habilidades e atitudes que têm valor no mundo de hoje. É a segunda edição do Espaço Integração Juventude, gratuito e desta vez híbrido, para contemplar os jovens da Região Metropolitana de Recife e de outras partes do país por meio da transmissão digital.

Moacir Krambeck
Moacir Krambeck/Foto: divulgação

“O Congresso pretende ser um divisor de águas na história do cooperativismo, especialmente pela sua realização na região Nordeste, que nos recebe de forma calorosa para conhecer esse movimento voltado à cidadania financeira e ao desenvolvimento social”, aponta Moacir Krambeck, presidente da Confebras.

Os números revelam o potencial do setor: são mais de 14,6 milhões de cooperados (entre pessoas físicas e jurídicas) e 818 cooperativas singulares, com mais de 8 mil pontos de atendimento em todo o Brasil.

A programação completa do evento está disponível no site: www.confebrasdigital.coop.br

Leia também:

Tesouro pagou em julho R$ 400,56 milhões em dívidas de estados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -