sexta-feira, 29/03/2024

Fabiana Lima: O poder de dizer não em 2022

Por Fabiana Lima* Primeiro mês de um novo ano e a vontade de realizar, fazer diferente, ter novos resultados em 2022 está latente em nosso pensamento e temos que transformar tudo isso em ação. Para isso, precisamos dizer NÃO. Como assim dizer não? Vivemos no ambiente dinâmico, onde a quantidade de informações aumenta constantemente, e […]

Por Fabiana Lima*

Primeiro mês de um novo ano e a vontade de realizar, fazer diferente, ter novos resultados em 2022 está latente em nosso pensamento e temos que transformar tudo isso em ação.

- Publicidade -
Fabiana Lima

Para isso, precisamos dizer NÃO. Como assim dizer não? Vivemos no ambiente dinâmico, onde a quantidade de informações aumenta constantemente, e ainda, existe uma necessidade de mudança, cada vez mais acelerada e com alto grau de incerteza. Tudo isso leva a possibilidades diversas de respostas para uma mesma questão.

E como profissionais, precisamos aprender a selecionar, e para escolher é preciso dizer não em meio a tantas oportunidades diárias, que não tem a ver com nossos objetivos, e com o crescimento pessoal e profissional que buscamos.

É preciso lembrar que o tempo é escasso, não temos todo tempo que queremos para tudo, por isso, otimizar a utilização deste bem precioso é imprescindível para o sucesso das ações realizadas. E como fazer isso? Estabelecendo prioridades é um bom começo.

- Publicidade -

Normalmente, pensamos apenas no que iremos fazer para alcançar os objetivos desejados, principalmente no início de um ano novo, mas tão importante quanto o que fazer é o que não fazer, pois perder o foco fazendo o que não devemos, desvia totalmente o caminho a ser percorrido, levando ao fracasso o alcance das metas.

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.” Steve Jobs.

Desde já, aprenda a importância de dizer não, quando precisa dizer não em prol dos seus objetivos! Seguem algumas dicas:

  • Estabelecer com clareza suas prioridades e limites;
  • Contextualizar o NÃO com boas razões e oferecer alternativas;
  • Evitar se culpar por dizer NÃO. Escolher faz parte do processo de tomada de decisão com mais assertividade.

Este exercício pode fazer você ter um ano com mais foco e atenção no que realmente é importante em sua vida, evitando desperdícios, principalmente do seu tempo!

Feliz 2022, saúde e um ano novo de muitas realizações!

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -