Cena Econômica: Breves de Economia & Negócios – Por Etiene Ramos

Ford fechará fábrica da Troller no Ceará em setembro A fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará, vai encerrar as portas a partir de setembro. A decisão, comunicada nesta segunda (9) pelo diretor institucional da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb, ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, foi recebida com surpresa. […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista
Etiene Ramos

Ford fechará fábrica da Troller no Ceará em setembro

A fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará, vai encerrar as portas a partir de setembro. A decisão, comunicada nesta segunda (9) pelo diretor institucional da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb, ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, foi recebida com surpresa. Os governos estadual e federal (Ministério da Economia) vinham acompanhando as negociações com possíveis compradores e, em julho, ficaram três que, segundo a Ford, atendiam os acertos comerciais. Porém, a matriz americana contratou uma empresa especializada em fusões e aquisições para conduzir o processo, sem negociar marca e design de produtos, mudando o que havia anunciado em janeiro. “A posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, ressaltou Maia Júnior.

- Publicidade -

Geradores de energia eólica em expansão no Rio Grande do Norte FOTO: Miguel Ângelo/CNI

Toda a energia do Rio Grande do Norte 

Em julho, a produção de energia do Rio Grande do Norte passou dos 6 GW em potência instalada com empreendimentos em operação comercial – volume equivalente a nove turbinas da usina de Itaipu em operação. A marca histórica vem junto com o aumento da diversidade das fontes: hídrica, eólica, solar, biomassa e térmica (gás natural e diesel). Segundo o coordenador estadual de Desenvolvimento Energético, Hugo Fonseca, outros 6,2GW estão previstos em projetos contratados e a expectativa é que o Estado atinja a potência instalada de 12 GW até 2030. Entre os projetos de geração eólica três serão offshore (no mar) e já podem ser anunciados: Ocean Wind, Bi Energia e Internacional Energias Renováveis.

- Publicidade -

Unidade instalada entre Pernambuco e a Paraíba – Divulgação

Grupo Tiradentes leva Medicina à Goiana

O Grupo Tiradentes – um dos maiores grupos educacionais do Nordeste, inaugurou em Goiana, distante 62 quilômetros do Recife, e 51 quilômetros de João Pessoa, a primeira Faculdade Tiradentes (Fits), focada no curso de Medicina. Com investimento inicial em torno de R$20 milhões, a Fits Goiana irá formar e estimular a fixação de novos profissionais de saúde na região, reduzindo o déficit de médicos na cidade, que abriga os polos farmacêutico, bioquímico e automotivo ancorado pela fábrica da Jeep, do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles). A unidade irá ajudar a estruturar a saúde pública do município oferecendo uma contrapartida de 10% do faturamento, além de destinar,  gratuitamente, 10% das vagas a alunos vindos de escolas públicas e de baixa renda. A Fits Goiana é a segunda unidade Fits no Estado – a outra fica em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Além de Pernambuco, o Grupo Tiradentes também atua  em Sergipe, Alagoas, Bahia e Rio.

Eduardo Chaves revela aumento de 9% no valor das marcas

Marca do BNB ficou mais forte

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ficou em primeiro lugar no ranking das marcas brasileiras que mais se fortaleceram durante a pandemia da Covid-19. O resultado é da pesquisa Brand Finance Brasil 50 2021, onde aparecem as 50 marcas mais valiosas do país e que registraram um aumento de 9% no valor da marca, mostrando sua força e também o movimento cambial. “Apesar de ser uma das nações mais atingidas durante a pandemia da Covid-19, as marcas brasileiras mostraram notável resiliência aos desafios do ano e meio anterior”, observa Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance Brasil. Os bancos aparecem nas quatro primeiras posições, com o Itaú em primeiro lugar no ranking geral, enquanto o BNB está no topo da força da marca, o indicador da Brand Finance que inclui investimento em marketing, reconhecimento pelos consumidores, satisfação dos funcionários, reputação e outras variáveis. De acordo com a metodologia, é um indicador de valor futuro da marca.

Produção de fertilizantes em retomada para o mercado nacional – FOTO: Arthuro Paganini

Unigel inaugura fábrica de fertilizantes em Sergipe

Laranjeira volta a ser o centro de produção de fertilizantes do Sergipe com a inauguração, no início do mês, da Unigel Agro Industrial, um investimento de R$500 milhões. A planta tem capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de uréia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio e é uma das duas unidades da antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen) que estavam hibernadas desde 2019 e foram arrendadas pelo grupo Unigel. Com a unidade da Bahia, a Unigel sergipana deverá produzir 20% da demanda de fertilizantes nitrogenados do país. O polo de fertilizantes que está nascendo em Sergipe, entre os atrativos, oferece alta disponibilidade de gás natural da bacia Sergipe-Alagoas e uma das maiores reservas de potássio do país (carnalita e silvinita). Empenhado no projeto, o governo do Estado vem participando do Grupo de Trabalho Interministerial para criação do Plano Nacional de Fertilizantes que deverá devolver a competitividade do produto nacional em relação aos fertilizantes importados, responsáveis pelo suprimento de 75% da demanda nacional.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -