quinta-feira, 28/03/2024

Li e recomendo: O Paradoxo da Escolha

Por Aloísio Sotero A vida é uma questão de escolhas. Cada vez mais difíceis . O livro “O Paradoxo da Escolha Por que Menos é Mais” do psicólogo, economista e professor Barry Schwartz foi uma das bases conceituais para quase tudo que realizei na minha vida profissional. Quem  já não viveu a sensação de estar […]

Por Aloísio Sotero

A vida é uma questão de escolhas. Cada vez mais difíceis .

- Publicidade -

O livro “O Paradoxo da Escolha Por que Menos é Mais” do psicólogo, economista e professor Barry Schwartz foi uma das bases conceituais para quase tudo que realizei na minha vida profissional.

Quem  já não viveu a sensação de estar perdido em meio a tantas opções de escolha? Já tentou comprar um produto e não conseguiu porque não sabia qual modelo era o mais moderno do mercado?

E sobre suas decisões básicas diárias, o que você tem a dizer? Qual sapato você escolheu calçar hoje pela manhã? Qual tarefa a iniciar  primeiro no seu trabalho? Qual roupa você escolherá para sair hoje à noite? Qual fundo de investimento mais rentável você vai investir?

- Publicidade -

Se você parar para pensar, durante o seu dia, você faz mais escolhas do que imagina. E isto acaba nos deixando bem confusos, não é? Pois é, estes são sintomas claros de que existe um paradoxo da escolha em sua vida. Mas, o que vem a ser este paradoxo? Simples Assim , tá difícil escolher.

Aí esta o papel do Branding fortalecer as marcas que sintetizam a força de sua categoria na mente das pessoas e desde modo vencer o paradoxo da escolha ! Cada vez mais importante o papel do Branding para ocupar o espaço mental dos consumidores , marca é símbolo de escolha!

Essa abundância de opções leva um aumento de expectativas e até uma paralisia de escolhas. Isto é o que o autor chama do Paradoxo da Escolha . Um usuário diante de diversas oportunidades de consumo se sente pressionado, ansioso e é incapaz de fazer uma escolha, recorrendo ao comum ou paralisando a sua compra com medo do arrependimento. Será que escolhi o melhor ? Ai abre -se a caixa da dúvidas ou do será.

 “À medida que a quantidade de escolhas crescem, seus aspectos negativos aumentam gradativamente até nos sufocar” diz trechos do livro uma verdadeira paralisia na decisão . Cada vez mais, o menos vale mais.

Também me faz lembrar o trabalho do companheiro de diretoria da Wine do Bradil Anselmo Endilch, responsável pela inovação no marketing digital de vinhos no Brasil, pela sua atenção permanente em minimizar o paradoxo da escolhe. Um trabalho sistemático de recomendar, selecionar a indicação vinhos em um universo de cerca de 5 milhões rótulos! Assim a Wine.com.br tornou-se a marca de referência de e-commerce e clube de vinhos online no Brasil e um dos principais líderes mundiais desse mercado!

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -