sexta-feira, 29/03/2024

Valéria Saturnino: Décimo terceiro é a chance de começar 2022 com as finanças em dia

*Valéria Saturnino A legislação trabalhista brasileira prevê o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores regidos pela CLT, de acordo com diversas normas. Se o trabalhador está na empresa desde o início do ano, tem direito ao valor na íntegra, ao qual deve ser incluído também proporcionais referentes a horas extras, comissões e adicionais. A […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

*Valéria Saturnino

A legislação trabalhista brasileira prevê o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores regidos pela CLT, de acordo com diversas normas. Se o trabalhador está na empresa desde o início do ano, tem direito ao valor na íntegra, ao qual deve ser incluído também proporcionais referentes a horas extras, comissões e adicionais. A primeira parcela já foi paga em 30 de novembro e a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.

- Publicidade -
Valéria Saturnino

Entretanto, um dia antes do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, a CNC divulgou o resultado da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) para outubro de 2021: 74,6% das famílias brasileiras estão endividadas, o maior patamar em quase doze anos em que esta pesquisa é realizada.

Outros indicadores da pesquisa demonstram a gravidade da situação: a parcela média da renda comprometida com dívidas é de 30,2%, e a maior parte das dívidas é com cartão de crédito (84,9%).

O décimo terceiro salário pode ser a oportunidade para muitas famílias brasileiras reverterem esta situação. Quando se espera essa bonificação, já são geradas expectativas de compras de presentes, roupas e uso do dinheiro para realização de festas de confraternização e das ceias de fim de ano. Entretanto, é essencial ter prioridades para não continuar o ciclo de endividamento que afeta o dia a dia das famílias, deixando-as em dificuldades.

- Publicidade -

Usar o décimo terceiro salário para quebrar o ciclo de endividamento da família significa, em primeiro lugar, quitar todas as dívidas em atraso possíveis com o valor recebido. É importante dar prioridades àquelas dívidas que geram juros altos e formam uma bola de neve, como cartões de crédito e cheque especial. Também é necessário priorizar contas em atraso que possam gerar cortes em serviços de energia e água, por exemplo.

Tendo feito isso, se ainda sobrar recursos, é importante montar uma reserva financeira para os altos gastos de início de ano, que em sua composição tem matrícula e material escolar, IPVA e IPTU. Por fim, após esta reserva, é que deve ser utilizado algum valor, se sobrou, para compras e festividades de fim de ano.

Pode ter certeza de que o maior presente que você pode dar a si mesmo e a sua família é o controle financeiro. Roupas, objetos, troca de carro, tudo isso pode esperar, pois já sobrevivemos até agora sem eles, mas uma oportunidade de sair das dívidas como essa só aparece uma vez por ano. Vamos aproveitá-la e fazer de 2022 um ano de maior consciência financeira, menor endividamento, mais investimentos e perspectivas de futuro.

Desde já deixo meus votos de Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.

*Valeria Saturnino é Doutora em Finanças, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Consultora Associada da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -